Notícias

Trabalho infantil: 1 a cada 10 crianças no mundo é vítima, diz ONU

Estimativa foi divulgada neste 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

A Organização das Nações Unidas divulgou nesta segunda (12) que 1 a cada 10 crianças no mundo é vítima de trabalho infantil. A estimativa foi divulgada para chamar atenção para o problema, que afeta pelo menos 160 milhões de crianças, neste Dia Internacional contra o Trabalho Infantil.

A África é a região mais afetada pelo trabalho infantil, tanto em porcentagem quando em números absolutos. Cerca de 20% das crianças africanas trabalham, totalizando 72 milhões nessas condições. A Ásia e o Pacífico ocupam o segundo lugar, com 7% de todas as crianças trabalhando, cerca de 62 milhões de meninos e meninas. Juntas, as regiões da África, Ásia e Pacífico respondem por quase nove em cada 10 crianças em situação de trabalho infantil.

O problema afeta ainda 11 milhões de crianças nas Américas, 6 milhões na Europa e Ásia Central e 1 milhão nos países árabes. Em termos de incidência por região, esses números representam 5% de crianças vítimas de trabalho infantil nas Américas, 4% na Europa e Ásia Central e 3% nos países árabes. O trabalho infantil está mais presente em países de baixa e média renda.

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
Este 12 de junho marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil com o lema "Justiça social para todos. Acabe com o trabalho infantil!'. A data tem como objetivo impulsionar o combate à prática que afeta crianças em todo o mundo.

 

Fonte: Revista Crescer