Pesquisa

O Centro Marista trabalha internamente em pesquisas bibliográficas sobre temas que servem de apoio para outras iniciativas na área da infância e adolescência, dentre eles estão: prevenção e combate à violência sexual; alternativas pedagógicas para a inclusão de estudantes com necessidades especiais; impactos do ambiente familiar e da realidade social na formação da personalidade da criança; alternativas pedagógicas para trabalhar a violência escolar; relações sociais de gênero; indisciplina escolar e ato infracional.

Além disso, o Centro Marista tem apoiado as pequisas do Laboratório de Pesquisa da Comunicação nas Infâncias (LabGim), coordenado pela Professora Juliana Tonin, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS.

Outras informações sobre o LabGim, podem ser acessadas aqui

Comunicação e Infância

Comunicação e Infância

O projeto de pesquisa Comunicação e Infância pretende compreender o lugar (entendimento) da infância nos estudos da Comunicação. Para tanto, efetuou-se um levantamento quantitativo e qualitativo das produções científicas do campo da Comunicação que tiveram como interesse central a infância.

Como resultado direto dessa pesquisa, aliado ao pós-doutoramento em Sociologia da Infância realizado pela Profª. Drª. Juliana Tonin, surge a idealização e proposição do LabGim. Ele fomenta um importante espaço para pesquisas em Comunicação e Infância, promove estudos de campo, estimula e cria experiências transdisciplinares e está comprometido na geração de soluções.

Educar pela Pesquisa

Educar pela Pesquisa

O Projeto de Pesquisa comum entre os parceiros do LabGim, intitulado Educar pela Pesquisa: promovendo a autonomia na infância e adolescência, objetiva promover a autonomia e os direitos das crianças, buscando a identificação de cenários, elaboração de diagnósticos e proposição/implantação de ações práticas para atender a demandas evidenciadas nos mais diversos territórios. O projeto é fundamentado pelos saberes da Sociologia da Infância, pelos recursos da Pesquisa-Ação, levando em consideração a premissa de que a criança é sujeito comunicacional ativo.

Formação

Formação

Cada estudante em formação, seja em nível de doutorado, mestrado, graduação (iniciação científica), desenvolve sua pesquisa com propostas aderentes aos interesses de pesquisa que norteiam o LabGim. Assim, multiplicam-se e diversificam-se os estudos favorecendo a ampliação do conhecimento das mais diferentes abordagens e contextos, nos quais se pode investigar questões que conectem a comunicação e as infâncias.

  • Amanda de Andrade Campo

    doutoranda

    Título da tese: Comunicação e infância: a (re)produção de sentidos sobre sexualidade a partir da experiência da adolescência

    Objetivo geral: Acessar os sentidos produzidos e mobilizados sobre sexualidade a partir da comunicação interpessoal entre adolescentes.

  • Anderson dos Santos Machado

    doutorando

    Título da tese: A criança doente e a experiência com a má notícia

    Objetivo geral: Compreender como a criança experencia a má notícia no cuidado em saúde.

  • Patrícia Ruas Dias

    doutoranda

    Título da tese: A interação de bebês com os dispositivos tecnológicos portáteis na vida cotidiana

    Objetivo geral: Compreender como as crianças de 0 a 12 meses de idade interagem com os dispositivos tecnológicos portáteis nas suas vidas cotidianas.

  • Jerônima Daltro Milton

    mestranda

    Título da tese: Práticas Integrativas e Complementares para pensar a comunicação sensível com a criança

    Objetivo geral: Identificar a comunicação sensível com a criança no contexto das práticas terapêuticas que integram as Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

  • Clarissa Menna Barreto

    graduada

    Título da tese: As imagens simbólicas de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar sobre as fotografias do projeto Spectrum Inspired

    Objetivo geral: Compreender as imagens simbólicas de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das fotografias do projeto Spectrum Inspired.