Serviço Social na Educação Básica: construindo uma metodologia de trabalho para a aplicabilidade do plano de atendimento ao estudante bolsista
O presente artigo acadêmico é fruto da aplicabilidade do Plano de Atendimento ao Estudante Bolsista na Educação Básica de uma Rede de Colégios e Unidades Sociais e constitui-se diante de algumas reflexões sobre os instrumentos técnico-operativos que o Serviço Social vem aplicando na implantação desse Plano. Tem-se o intuito de detalhar o processo interventivo profissional do assistente social, bem como da instituição a qual está inserido. Inicialmente, aborda-se o contexto da rede de colégios, posteriormente, o processo de trabalho do Serviço Social na materialização do Plano de Atendimento ao aluno Bolsista e, por fim, os desafios e perspectivas na atuação do Serviço Social a partir da aplicabilidade do Plano de Atendimento ao Aluno bolsista.
Palavras-chaves: Direito Social à Educação. Serviço Social. Estudante Bolsista.
Acesse o artigo completo aqui.
MARIA DO CARMO ARISMENDI HERNANDORENA
Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Pelotas, com Especialização em Serviço Social e Família pela ULBRA; Especialização em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNB; Especialização em Serviço Social e Saúde do Trabalhador pela PUC/RS. Atualmente atua na Rede Marista.
KARINA AMANCIO RODRIGUES
Assistente Social graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS. Atualmente atua na Rede Marista.