No mês de setembro, em sintonia com a campanha Setembro Amarelo, que faz alusão à prevenção do suicídio, o Social Marista fomentou o diálogo sobre a saúde mental através da Campanha de Valorização da Vida, desmistificando a temática e reconhecendo os espaços de escuta e acolhida como agentes de promoção de cuidado.
Quando falamos em saúde emocional, crianças, adolescentes e jovens merecem atenção redobrada, pois estão em fase especial de desenvolvimento. Cuidar da saúde mental é um direito de todos/as e um dos pilares fundamentais na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
Para dialogar sobre a temática, professores e profissionais da saúde da PUCRS responderam dúvidas acerca de saúde mental encaminhadas pelos educadores e educandos das unidades sociais maristas. Confira abaixo o material produzido:
Promoção e Prevenção em Saúde Mental
Cuidar da saúde mental é um dos pilares fundamentais na promoção de bem-estar e qualidade de vida, garantindo os direitos de crianças, adolescentes e jovens a um desenvolvimento integral sadio e harmonioso.
A professora da PUCRS Andreia Mendes aborda aspectos da "Promoção e prevenção da saúde mental", reforçando a importância dos trabalhos com a arte, os espaços de escuta e acolhimento e o trabalho em rede para identificar de sinais de sofrimento.
Expressão Emocional e Manejo de Sentimentos
Como lidar com os sentimentos indesejáveis que nos invadem em momentos ruins? É saudável mantê-los apenas para si?
O professor e coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS, Francisco Kern, fala sobre “Expressão emocional e manejo de sentimentos”, trazendo para reflexão o cuidado, as diferentes formas de lidar com sentimentos ruins, o silêncio e o autoconhecimento.
Adolescentes, Jovens e Saúde Mental
A saúde mental de adolescentes e jovens é uma pauta atual e emergente, que exige o olhar atento de todos, a abertura ao diálogo e a manutenção de cuidados com a saúde física e emocional.
A coordenadora do Centro de Apoio Discente da PUCRS, Simone Martins, fala sobre “Adolescentes, jovens e saúde mental”, trazendo estratégias para lidar com a ideação suicida, hábitos para manter a mente saudável e dicas de como abordar a temática da saúde mental com pais e responsáveis.
Equipes e Educadores
Para a garantia de um ambiente saudável para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, é fundamental que aqueles que cuidam deste público no dia a dia também recebam um olhar de atenção e cuidado.
O professor da PUCRS, Cristiano Hamann, aborda questões sobre saúde mental e o trabalho de “Equipes e educadores”, refletindo sobre a saúde como produção biopsicossocial, a importância da relação comunitária e da participação dos profissionais nos espaços de escuta/ democratização da escuta.