Notícias

CEEVSCA/RS promove seminário híbrido sobre combate à violência sexual

O evento será realizado dia 27/4, das 13h30 às 16h30

Na próxima quinta-feira, 27/4, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e à Secretaria de Assistência Social promove o Seminário Híbrido: as escolas e as ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento será realizado, das 13h30 às 16h30, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes (MPRS: Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Praia de Belas – Porto Alegre) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CEEVSCA/RS.

Destinado para adolescentes, jovens e trabalhadores/as dos órgãos do sistema de garantia de direitos, o Seminário contará com uma mesa de abertura com a apresentação de cases sobre ações de prevenção e enfrentamento da violência sexual desenvolvidas em escolas e uma mesa de debate sobre Violências: identificação, acolhimento, encaminhamento e articulação com o Conselho Tutelar.

A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato com o CEEVSCA/RS pelo e-mail: ceevsca.rs@gmail.com. 

Confira a programação completa:

Seminário Híbrido: as escolas e as ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

13h30 – Mesa de abertura
14h - Ações de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
      14h - As escolas e as questões de gênero e sexualidade
      Palestrante: Profª. Drª. Jane Felipe - professora titular aposentada da FACED/UFRGS e integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE) e do Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) vinculados ao Programa de Pós-graduação da FACED/UFRGS.
       14h20 - Chama Violeta - Projeto de enfretamento à violência sexual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire (Porto Alegre-RS)
       Palestrantes: Joana D. de Souza (estudante), Andryo R. de Araújo (estudante), Profª. Maria Gabriela de Souza (coordenadora do Projeto Chama Violeta)
       14h40 - Consultório de Enfermagem na Escola - Projeto voltado a orientações sobre saúde e violências.
       Palestrante: Adriana C. Nobre Vergara
       15h - Violências: identificação, acolhimento, encaminhamento e articulação com o Conselho Tutelar
       15h - Violência contra crianças e adolescentes: como identificar e acolher?
       Palestrante: Marina Müller - Psicóloga do CRAI Presidente Vargas
       15h20 - Revelação espontânea da situação de violência: como as escolas devem proceder?
       Palestrante: Marleci Venério Hoffmeist – Assistente Social – Chefe de Serviço. Formadora Nacional em Escuta Especial/CNJ. Coordenadoria da Infância e Juventude – RS
       15h40 - Conselhos Tutelares e as escolas na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência
       Palestrante: Alessandra Klein - Conselheira Tutelar e Coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção de Rio Grande - RS
       16h - Debate
       16h30 - Encerramento