Artigos

Alentos D’Alma - livro de poemas

O Projeto da Criação de um livro de poemas foi idealizado pela professora de língua portuguesa e produção textual, Ana Lúcia da Silva Furtado, com o propósito de praticar a escrita de forma poética, além de proporcionar aos estudantes - do terceiro ano - uma realidade prazerosa e inigualável de se viver. No ano de 2017, foi criado o primeiro livro de poemas: “91 Suspiros de um Âmago”; o segundo em 2018: “Essência Profusa”, e em 2019 o terceiro: “Altvaloro” (todos lançados na Feira do Livro de Porto Alegre); no ano de 2020, devido à Pandemia de Covid 19, não foi possível a realização do projeto, entretanto, em 2021, em reunião por área, decidiu-se que tal projeto se tornaria uma sequência didática da área de linguagens.

A palavra poética jamais é completamente deste mundo: sempre nos leva além, a outras terras, a outros céus, a outras verdades. Assim, é de extrema importância que a poesia seja trabalhada na escola, e cabe ao professor o papel de provocador, de iluminador de caminhos para que o aluno possa, depois, nela se aventurar sozinho. Somente a partir dessa “sensibilização” do professor e do aluno é que se cumpre o caminho da literatura. Trata-se, por conseguinte, de uma vivência, de uma aproximação ao meio literário.

Assim sendo, a justificativa para desenvolver tal trabalho ateve-se ao fato de que é fundamental desenvolver nos estudantes a percepção sobre o significado que atribuem ao conhecimento que desenvolvem, na interação com seu espaço, tempo, meio físico e social, a partir de suas próprias representações, constantemente apropriadas e reconstruídas. Logo, atendendo a tal propósito, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus produziram um livro de poemas referente ao tema “A ARTE DA VIDA” com poemas em Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa e que teve culminância em uma Feira do Livro do Colégio - no dia 8 de novembro de 2021.

Então, de verso em verso o livro foi surgindo... as oficinas, as leituras, os desenhos, as discussões, os poetas e poetizas nascendo... Nossos estudantes falaram de si, de suas incertezas, de sua rotina, de um presente tão conturbado por vezes... de amor, de um futuro tão desejado... Entenderam que um texto poético tem que ser assim: de qualidade, belo, comovente, revelador, sugestivo, inusitado, inesperado... Mexendo com os sentimentos, com as impressões, mostrando algo especial ou que passa despercebido... Prazeroso... Sofrente... Brincante...”.

ANA LUCIA DA SILVA FURTADO

Professora de língua portuguesa, produção textual e literatura do colégio Marista Irmão Jaime Biazus