A importância da rotina de sono durante as férias escolares
Matéria publicada no site do InsCer no dia 11/1
Nos meses em que as escolas entram em recesso e as crianças passam mais tempo em casa, é comum o desejo de “virar a noite” assistindo filmes ou jogando videogame. Entretanto, os especialistas alertam: manter uma rotina de sono é muito importante.
Descansar é fundamental para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes. Além disso, o sono com horários determinados para dormir e acordar impacta positivamente em uma melhor qualidade de vida, com maior disposição para atividades rotineiras e desenvolvimento da memória e da atenção.
“O sono é um ritmo biológico que influencia vários sistemas do nosso organismo. Por isso, manter uma boa qualidade do sono é fundamental para o amplo desenvolvimento e bem-estar físico e emocional de crianças e adolescentes”, afirma a neurologista infantil e professora da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Magda Nunes.
A Sociedade Brasileira de Pediatria indica algumas recomendações para manter a qualidade do sono: “adequar a temperatura do ambiente de descanso é importante para proporcionar uma boa noite de sono. Além disso, é aconselhável limitar os cochilos durante o dia até às 15 horas, com no máximo uma hora de duração, e desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir”.
Em sintonia com o que a entidade sugere, Nunes também alerta para a exposição prolongada às telas de computadores e celulares, pois elas dificultam o sono. “Inúmeros estudos relatam a influência do uso excessivo de telas em aspectos do neurodesenvolvimento e na qualidade do sono, principalmente se este for feito na hora de dormir. A luminosidade emitida pelas telas interfere no processo fisiológico do adormecer, pois a secreção de melatonina requer um ambiente escurecido. Desta forma, recomenda-se evitar uso de telas em torno de 1 hora antes do horário de dormir para crianças pequenas e no mínimo 30 minutos para adolescentes”, complementa a neuropediatra.