Mais de 130 pessoas concluem a certificação em proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Curso foi promovido pela Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista e pela Escola de Direito da PUCRS
A primeira edição da certificação em Proteção, Cuidado e Manejo com a Criança e o Adolescente Vítima de Violência Sexual teve mais de 130 participantes. O curso, que foi oferecido na modalidade híbrida, contribuiu com a formação de educadores, profissionais da saúde e que atuam na rede de proteção de diferentes municípios.
Realizado de 31 de maio a 5 de julho, o curso incluiu em sua grade disciplinar estratégias de avaliação, identificação, prevenção e tratamento para as vítimas, a partir de abordagens psicossociais, fluxos de encaminhamentos e políticas integradas na rede de proteção. Os estudantes também tiveram acesso a pesquisas e práticas atuais de diferentes áreas, como saúde, segurança pública, sistema de justiça, entre outras.
As aulas presenciais foram realizadas todas as quartas-feiras, na PUCRS, e a modalidade de Ensino a Distância (EAD) ocorreram via Zoom. Da cidade de Torres, quatro profissionais que atuam na Casa de Acolhimento Estrela Guia vieram para as aulas presenciais na universidade.
“Desde que descobri que teria a certificação, não medi esforços para que eu e parte da minha equipe estivéssemos presentes. Na rotina do dia a dia, trabalhando com crianças e adolescentes, nos deparamos com diversas situações de violência sexual; participar dos encontros nos fortaleceu no sentido de perceber que estamos no caminho certo e podemos continuar trilhando nossa caminhada com segurança. Foram momentos de significativa aprendizagem e troca de experiências”, reforça Marieli Gonçalves Fontana, coordenadora Casa de Acolhimento Estrela Guia.
Foram nove horas aula divididas em seis encontros. A certificação foi promovida pela Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista e pela Escola de Direito da PUCRS.