Notícias

Dia da Escola reforça importância do acolhimento, cuidado e diálogo

Com o retorno das atividades presenciais, o ambiente escolar passa por desafios significativos

No dia 15 de março, recordamos o Dia da Escola. A data surgiu como uma forma de refletir e reconhecer esse espaço de aprendizagem, partilha de conhecimentos e sociabilidade. Em 2022, lembrar desse dia é também fortalecer a importância que a escola tem no desenvolvimento integral do ser humano.

No dia 15 de março, recordamos o Dia da Escola. A data surgiu como uma forma de refletir e reconhecer esse espaço de aprendizagem, partilha de conhecimentos e sociabilidade. Em 2022, lembrar desse dia é também fortalecer a importância que a escola tem no desenvolvimento integral do ser humano.
Após dois anos de pandemia e atividades remotas as aulas presenciais retornam. Desse modo, é necessário compreender o novo cenário que vivemos, o processo de readaptação e a importância do acolhimento e cuidado com cada estudante na sua jornada de aprendizagem.

A assessora educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Loide Pereira Trois, comenta sobre a importância da interação como um dos pilares essenciais do ambiente escolar. “As crianças têm todos os repertórios por desenvolver. E isso é feito através da interação”, afirma. “E assim, quanto maior for essa interação, seja falando, propondo uma brincadeira, isso amplia o repertório da criança e estimula o seu desenvolvimento. Além disso, quando as crianças interagem entre pares, elas terão desafios envolvendo diversas competências exercitando a autorregulação e a aprendizagem social.”.

A educadora afirma que essa característica precisou ser ressignificada durante o período das aulas remotas e que ela precisa ser retomada: “A socialização para além de aguçar negociação, frustração e divisão, é determinante para o desenvolvimento”.

O desafio dos próximos anos: criar espaços de escuta e acolhimento

Vivemos um período de retomada, de readaptações e a dimensão afetiva foi uma das mais impactadas durante o tempo de distanciamento, independente da faixa etária. “Nós não sabemos agora o efeito da pandemia, mas sabemos que precisamos resgatar algumas lacunas. Uma forma para isso é criar espaço de escuta: seja em rodas de conversa, brincadeiras, espaços seguros para dialogar”, reforça Loide.

Na data que marca a importância da Escola, é necessário lembrar que o ambiente escolar é um espaço para oportunizar a criação de relações de confiança, de discernimento, de negociação. É um ambiente criado com essa intenção: potencializar a capacidade de aprendizagem, a sociabilização. “É importante retomar o conceito de escola”, comenta Loide. “É um espaço planejado, com mobiliários diferentes e lógicas diferentes. Hoje, estamos voltando a habitar esse espaço”.

Lacunas na aprendizagem e evasão

Além das questões relacionadas às lacunas de aprendizagem devido ao tempo pandêmico, é urgente atentar-se ao aumento das desigualdades relacionadas ao acesso à educação e das taxas de evasão na Educação Básica em nosso país.

Segundo pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil – número semelhante ao que o País tinha no início dos anos 2000.“A gente precisa se preocupar com o número da evasão. A escola é um espaço que crianças e adolescentes têm por direito”, reforça Loide.

Conteúdos para aprofundar

Como forma de contribuir para as reflexões presentes nesse dia, compartilhamos conteúdos relacionados à temática: