Como fazer com que a criança faça a pega correta durante a amamentação?
A pegada correta durante a amamentação é extremamente necessário para que o bebê e a mãe consigam aproveitar todos os benefícios que a amamentação oferece.
A pega correta durante a amamentação é extremamente necessário para que o bebê e a mãe consigam aproveitar todos os benefícios que a amamentação oferece.
A pega correta é aquela em que o bebê pega o peito da mãe com o queixo encostado na mama e os lábios virados para fora, ficando o nariz do bebê livre para a respiração. O bebê deve abocanhar, além do mamilo, o máximo possível da parte escura da mama (aréola). Os lábios do bebê têm que estar em forma de “peixinho” para que, quando ele inicie a sucção, o seio da mãe vá para dentro da boca dele.
Algumas mães sentem muita dor até conseguirem achar a posição que seja mais adequada para o bebê. Nesse sentido, a posição correta evita qualquer desconforto futuro e é aquela em que a mãe se sente mais confortável.
É importante trazer que a amamentação não é um processo doloroso e/ou desconfortável. Por isso, se a mãe sente dor, é importante que ela procure ajuda de um médico ou especialista.
Separamos alguns passos para o processo da pega correta:
1. Primeiro passo: A mãe deve estar sentada e alinhada em uma posição confortável para amamentar seu bebê. A mãe deve pegar o bebê no colo, e seu braço deve ficar na angulação de 90º.
2. Segundo passo: O corpo do bebê deve estar ajustado com o da mãe e sempre posicionado “barriga com barriga”. É importante ter atenção na posição do bebê, pois muitas mulheres acabam deixando a barriguinha do bebê para cima e virando apenas a sua cabeça.
3. Terceiro passo: Com o bebê na posição orientada acima, ele deverá abocanhar o bico do seio da mãe. Para isso acontecer, a sua boca deve estar em formato de “O”. Nesse exato momento, basta aproximá-lo do bico do seio.
Para saber se a pega do bebê está correta, a mãe deve-se atentar a alguns detalhes:
1. Os lábios do bebê devem estar voltados para fora e o seu queixo bem encostado no seio da mãe.
2. O nariz precisa estar livre, para que o bebê consiga respirar sem fazer nenhum esforço.
3. As bochechas do bebê têm que estar fazendo o movimento de sucção, por exemplo: como se estivessem enchendo e esvaziando ao sugar o leite.
4. O bebê deve abocanhar a maior parte da aréola para que assim possa fazer o movimento correto da sucção do leite.
Uma dúvida que surge da maioria das mães é: “e se meu filho não abrir a boca corretamente?”
Caso o bebê não abra a boca corretamente e/ou houve inúmeras tentativas e mesmo assim não teve efetividade, a mãe pode então tentar a Técnica do “C”.
A Técnica do “C” consiste em a mãe segurar a mama de uma forma que a aréola fique livre, com a mão em formato de “C”. Com a mão posicionada nessa forma, a mãe deve segurar a mama e aproximá-la da boca do bebê, tocando com ela o seu lábio superior e inferior.
Lembrando que, as técnicas sugeridas podem funcionar ou não. Tudo depende da anatomia do seio da mãe e da pega do bebê. Uma posição para amamentar pode funcionar para uma mãe, e para a outra pode ocasionar desconforto, ou o bebê pode não se adaptar. Essas são sugestões que podem auxiliar melhor a mãe no momento da amamentação.
Sinais de que tudo está indo bem com a amamentação.
1. A mãe aparenta estar bem, relaxada, saudável e conseguindo manter um vínculo com o bebê;
2. O bebê sempre procura o peito no primeiro sinal de fome;
3. A mãe não sente dor ao amamentar e não tem fissuras no seio.
Referências:
Fundação Abrinq:
Quali corp: